Como divulgar vídeos do YouTube – 13 dicas Matadoras

Importante ressaltar que de nada adianta você ter um vídeo de alta qualidade e excelente conteúdo se o mesmo não é visto por ninguém. O conhecimento de como divulgar vídeos do YouTube vai se mostrar essencial para o seu crescimento.

social media 1430527 960 720 - Como divulgar vídeos do YouTube - 13 dicas Matadoras

Inegavelmente as primeiras 24 horas em que o vídeo fica online, são as horas mais importantes para mostrar ao sistema o quanto seu vídeo está impactando.

Com a finalidade de fazer tudo do melhor para seu vídeo bombar, a pesquisa prévia é essencial. O estudo do título (a headline), da palavra chave e da descrição é importantíssimo para o sucesso do vídeo.

Seja como for, tenha em mente que ao postar o vídeo seu trabalho está apenas começando. Em meus estudos vi vários profissionais recomendando 20% do tempo para confeccionar o vídeo e 80% para divulgá-lo. Não menospreze essa etapa, você precisa ser visto para ter sucesso.

Fica aqui comigo, que vou passar abaixo 13 formas de divulgar vídeos do YouTube e onde divulgar vídeos do YouTube.

1. Use o Email Marketing – Como Divulgar Vídeos do YouTube

Mais uma utilidade para aquela base de clientes que você já começou a montar. É muito bom conversar com sua audiência e poder indicá-la um conteúdo interessante. Lembre-se que todos querem receber um bom conteúdo em seus emails.

Então comece amanhã mesmo, coloca a miniatura do vídeo ou alguma variação dela no email e coloca um link para o YouTube. Essa é uma ótima maneira de começar a divulgar vídeos do YouTube.

2. Whatsapp – Ótimo para divulgar Vídeos do YouTube

Certamente uma das plataformas mais difundidas atualmente e disponibilizar seu número para sua audiência é uma excelente forma de se conectar com ela.

Crie lista de transmissão no aplicativo com pessoas que desejam fazer parte, e com isso mantenha seu público sem a par das novidades e por dentro dos seus conteúdos que são lançados.

Pode escolher os vídeos com conteúdo mais importante e transmitir apenas estes, com a finalidade de não sobrecarregar sua audiência com transmissões muito frequentes.

3. Miniatura do vídeo perfeita

Muito importante ressaltar a importância desse item no seu vídeo, na hora das buscas dos usuários este item que vai destacá-lo da multidão. Assim sendo, segue umas dicas para a miniatura perfeita:

  • Use um texto simples e claro sobre o conteúdo do vídeo;
  • Use uma imagem do rosto de uma pessoa;
  • A imagem deve refletir um sentimento;
  • Pegue um fundo de cores brilhantes;
  • Use cores complementares;
  • Crie um padrão, tipo de fonte, tamanho da fonte, paleta de cores, de tal forma que sua audiência reconhecerá facilmente seus vídeos.

4. Redes Sociais – Teaser

Uma forma bem interessante de divulgar vídeo é postando teaser no facebook e instagram. Principalmente por aguçar a curiosidade da sua audiência.

Só para ilustrar, pedaços do seu vídeo sequenciados para mostrar um pouco e deixar o usuário pensando no conteúdo todo que ele ainda não assistiu, um resumo, isso é um Teaser.

Entregue algum conteúdo importante no teaser, deixe a audiência curiosa. Dessa maneira irão pensar… poxa em 30 segundos eu aprendi isso, imagina se eu ver o vídeo inteiro.

5. Engajamento, engajamento, engajamento de seus seguidores

As pessoas entram na internet para se divertirem, se informarem ou se conectarem. Conexão é importantíssimo, e como você fará isso??? Interagindo com as pessoas, respondendo todas elas com uma conversa e não apenas um “obrigado” ou “vlw”.

Lembre-se quanto maior a conexão com o público, mais eles vão responder, compartilhar e curtir seu conteúdo.

6. Conteúdo exclusivo em cada canal

Pense… imagina… você posta, replicando, o seu conteúdo nos diversos canais… para que a sua audiência vai te seguir em todos, se em todos ela vai ver a mesma coisa, é óbvio que vai escolher um canal e te acompanhar apenas lá.

Em contrapartida, caso vc coloque por exemplo, bastidores no instagram, a sua audiência vai ver seu conteúdo no youtube e vai procurar seu Instagram para conhecer mais de você e saber mais sobre como tudo é feito.

Pense, seja criativo, traga valor diferente em cada canal e multiplique o engajamento com todo o seu público.

7. Stories

A tecnologia está promovendo cada vez mais a redução da distância entre produtores de conteúdo e seu público, e a audiência cada vez querendo participar mais, estar mais perto das pessoas que seguem.

Utilize o stories para esse contato, deixe seus seguidores felizes por fazerem parte da sua vida. Conectar… lembra que mencionei acima??? Então mais uma vez permita-se conectar que irá certamente fidelizar sua audiência.

8. Lives

Ferramenta poderosa para se conectar com seu público. Além de você se mostrar sem edições, existe grande destaque na exibição das lives.

O público participa, você fala sobre o assunto do vídeo, não precisa ser uma Live de 1 hora, faça uma Live curta com parte do conteúdo do vídeo, e no final faz uma chamada para ação levando sua audiência para seu vídeo.

9. Grupos no Facebook

Se você ainda não montou seus grupos no Facebook, está perdendo um importante canal de conexão com seu público. Grupos são ótimos para se comunicar com sua audiência e com toda certeza um ótimo local ser trabalhado.

Divulgar vídeo em grupos que você participa, de forma moderada e individual é também uma ótima opção. Modifique o texto para cada grupo, tornando ele mais atrativo para as pessoas que frequentam aquele grupo.

10. Dê valor as análises

Estude o facebook analytics e o google analytics, analise sua audiência, desse modo você conseguirá descobrir que dia da semana sua audiência está mais presente, que horas do dia o seu engajamento é melhor, que tipo de conteúdo mais atrai.

Faça testes, analise tudo que você tiver de relatórios, certamente esses fatores irão fazer diferença para a sua melhor divulgação do vídeo.

11. Seja único

Não copie o que já existe, pense, faça algo que vai destacar você da multidão. Seja usando humor, ou nas edições, elabora um material legal para seu público, dessa maneira você terá uma identidade e seguidores fiéis.

12. Seja Consistente

Esse item é importantíssimo para os algoritmos de todas as redes sociais divulgarem você. Tanto YouTube, Facebook, Instagram, todos mesmo, vivem pelo conteúdo que seus usuário produzem. Com o propósito de valorizar os produtores de conteúdo, estes são bem divulgados.

Então você precisa ser visto pelas plataformas como produtor de conteúdo, e neste quesito ser consistente é muitíssimo importante, dessa forma a própria plataforma vai divulgar vídeo para você.

Programe-se, monte uma agenda, por exemplo: toda 3a e 6a você vai publicar seu vídeo no YouTube, toda 4a e sábado irá divulgar o vídeo no Facebook, Instagram, toda 2a vai divulgar no insta o bastidor do vídeo de 3a e no Facebook vai colocar um Teaser no vídeo de 3a.

13. Parcerias

Conheça pessoas, sejam da sua área ou não. Transforme concorrentes em parceiros, o mercado é enormeeeeee e o crescer com é muito mais fácil do que crescer sozinho. Ajude o parceiro a divulgar vídeo que ele te ajudará.

Parcerias sinceras, e de mão dupla, são muito bem vindas para o seu crescimento e do seu parceiro.

Conclusão

Pense no calendário e nas suas metas, programe postagens, seja verdadeiro, e trabalhe, trabalhe muito… se você chegou até aqui percebeu que sucesso no Youtube não cai no colo de ninguém, requer muito trabalho e dedicação.

Se você quer melhorar as suas edições para o YouTube leia este artigo do melhor Editor de Vídeo Gratuito. Melhor editor de vídeos para PC, rápido, completo e melhor de tudo, este programa é gratuito.

O que você achou das dicas??? Me conta o que você já aplica e qual sua maior dificuldade?

2 Comentários

  1. Excelentes dicas! Sigo a maioria delas e realmente dão resultado. As Parcerias são especialmente importantes, pois podem trazer um grande público ao seu canal em tempo bem curto.
    Obrigado!

  2. flaviofagundes

    Sem dúvida, as parcerias estão entre as estratégias de maior resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + treze =